Cultura sneaker, geek, moda masculina e inovação

 

#AirMaxDay: Hiroshi, Tinker e Mark apresentam seus Air Max

0
Posted 23/03/2016 by Eduardo Sena in Calçados

airmaxday-nike-htmPerto do dia mais esperado do ano para os fãs dos Air Max, os três designers mais importantes na história da linha criaram seus modelos especiais e você conhece cada um deles aqui.

A jornada está quase no fim. Dia 26 de março de 2016 marca o aniversário de 29 anos do clássico Air Max. E como se todas as surpresas que vimos até aqui não bastassem, os três nomes por trás da emblemática sigla HTM (Hiroshi Fujiwara, Tinker Hatfield e Mark Parker), parceiros desde 2002 e responsáveis por grande parte das inovações da linha Air Max, criaram três versões deste ícone em uma reflexão de suas contribuições à linha.

tmh

Os resultados são três leituras interessantíssimas do Air Max, que trazem referências de modelos clássicos, utilizam novas tecnologias respeitando as antigas, brincam com materiais e mostram toda a versatilidade de seus criadores. Vamos conhecer?

H

iroshi Fujiwara, idealizador da Fragment Desgin e o principal curador de rua mundial, buscou nos clássicos a sua inspiração. Em suas pesquisas, ele usou o Nike Boston como referência para combinar sua silhueta com as últimas tecnologias disponíveis, criando um modelo que traz essa essência histórica apoiado numa plataforma consagrada: o Nike Air Max LD Zero H.

Adoro pesquisar nos arquivos da Nike. Em uma recente visita, eu encontrei por acaso o Nike Boston, que foi um antecessor do LD-1000. Eu pensei que seria realmente interessante combinar essa silhueta com as últimas tecnologias disponíveis hoje. As tecnologias de performance são surpreendentes para trabalhar, então eu combinei o cabedal do Boston com a plataforma Air Max 2014.

xair-max-ld-zero-h---navy-white-htm-airmaxday.jpg.pagespeed.ic.aFokKxHIzu tenis-de-corrida-nike-air-max-2014-p6-1 tenis-de-corrida-nike-air-max-2014-p6-2

T

inker Hatfield, VP de Inovação e Design da Nike está na casa desde 1987 e participou do desenvolvimento de vários modelos históricos da Nike, como o Air Max 1 e Air Safari, e também da marca Jordan. Para o seu Air Max, Tinker misturou referências da chuteira Mercurial Superfly, com foco no desempenho em uma colorway diferente do que ele sempre usou, trabalhando cores primárias pra criar um dos nossos preferidos nessa trinca: o Air Max 90 Ultra Superfly T.

É difícil para mim ser apenas um colorista ou um juiz de estilo. Então, se eu sou convidado a refazer um Air Max, eu vou mudá-lo. E vou adicionar tecnologia. Eu sempre gostei de usar a Mercurial Superfly. Eu gosto da gola dessa chuteira. Ao acrescentar a gola ao Air Max 90, estamos mudando o seu desempenho, o que sempre foi um interesse meu como designer.

air-max-90-ultra-superfly-t_6 air-max-90-ultra-superfly-t_3 air-max-90-ultra-superfly-t_7

M

ark Parker, CEO da Nike e designer de calçados de 1979, liderou vários projetos de inovação que resultaram em produtos e linhas que fizeram história, como a série Air Jordan e a linha HTM, criada por ele nos idos de 2002. Para o seu Air Max Ultra M, Parker voltou ao passado e bebeu na fonte da clássica V-Series para criar um tênis que homenageia os clássicos dos anos 80 com um toque de modernidade.

Eu projetei esses três tênis de corrida: o Vengeance, o Vortex e o Vector. Se você analisar a V-Series, ele é um tênis clássico para aquela época de design. Você tem a ponta, o ilhós, o contraforte, a aba posterior, a gáspea, o Swoosh, a entressola e a sola. Tudo girava em torno dessa fórmula. Portanto, há algumas dessas características neste Air Max. Ele é uma ode à linguagem clássica de design de corte e costura da década de 1980, executado em uma maneira moderna.

Nike_Air_Max_BW_Ultra_M_6_native_1600Nike_Air_Max_BW_Ultra_M_7_native_1600 Nike_Air_Max_BW_Ultra_M_3_native_1600

O Nike Air Max 90 Ultra Superfly T e o Nike Air Max LD Zero H já estão disponíveis em Nike.com/airmax. O Nike Air Max Ultra M estará disponível a partir do dia 24 e durante o Air Max Day. Qual é o seu preferido?


About the Author

Eduardo Sena

Redator, editor do site VAI NA MINHA e autor do livro de crônicas "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras". Escreve em blogs desde 2004, quando criou o blog de humor Deixa no Gelo, depois o site Hora do Gole. Foi um dos criadores e editores da Revista ESTILOTENIS e colunista de geek lifestyle no Nós Geeks e de futebol no Canetada.

0 Comments



Be the first to comment!


Deixe uma resposta


UA-448551-5