Cultura sneaker, geek, moda masculina e inovação

 

Sony lança as primeiras lentes inteligentes pra smartphones

0
Posted 02/10/2013 by Eduardo Sena in Fotografia

lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-05Muita gente já viu ou usou o combo de lentes macro, wide e fish eye pra iPhone. Mas agora a Sony lançou duas lentes inteligentes que prometem levar a fotos de celular ao próximo nível.Há alguns anos atrás era impossível imaginar tirar fotos com celular, e mesmo com a chegada dos modelos com câmera a coisa ainda demorou pra emplacar. De certa forma, porque o hardware limitado da época sempre fritou a qualidade das fotos e elas serviam, no máximo, para identificar o usuário que te ligava. Mas isso foi há muito tempo (ou nem tanto assim). E com a melhora do hardware, a popularização dos smartphones, o acesso à internet e o surgimento das redes sociais como Instagram, a motivação não era mais o problema.

Com tudo pronto pra mostrar suas fotos ao mundo e lentes cada vez melhores nos smartphones, tirar foto no celular virou coisa de criança, mas sempre com ambição de adulto. Exposições já rolaram só com fotos feitas no celular e o surgimento de acessórios pra iPhone como lentes com zoom ou efeitos wide, macro e fish eye, clicar com iPhone só deram mais charme à brincadeira.

Até um adaptador pra usar lentes de câmera DSLR no iPhone já foi lançado. Mas os mais tradicionais sempre torceram o nariz pra essa modalidade e com razão. Tirar fotos com uma câmera DSLR é outra história, outro rolê.

Mas por que não ter uma lente bacana pra clicar também com seu celular quando der na telha? A Sony está acreditando nisso e trouxe uma proposta bem bacana com suas lentes QX10 e QX100, que chegam no mercado este mês (out/13) como ótimas alternativas pra quem quer se divertir com suas fotos de celular, mas também quer qualidade no clique. lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-01 lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-02 A QX10 é uma lente compacta, com auto-zoom optico de 10x que promete mais qualidade que as fotos tiradas com zoom digital tradicional.

Já a lente QX100 é a mais pró das duas. O modelo tem sensor de 20.2 megapixels, 1 polegada e zoom manual que permite um controle maior das fotos, como nas lentes de câmera normal. Outra feature de encher os olhos é a ótima abertura f/1.8, presente na clássica lente 50mm e que permite ótimas fotos em ambiente com pouca luz.

Mas as lentes Sony QX10 e QX100 não se limitam ao uso “acoplado” no celular. Através de um app da Sony e de um sinal próprio de wi-fi presente na lente, você também pode usá-las fora do smartphone ou tablet, controlando balanço de branco, exposição, zoom e muito mais só através do app. Tenso!

E ainda tem mais. As lentes usam bateria e como tem entrada pra cartão MicroSD, as fotos em alta resolução são salvas direto nele, já as mesmas fotos em tamanho menor vão direto pro rolo do celular pra facilitar o compartilhamento em tempo real. lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-010 lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-011 lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-03 lentes-sony-smart-lens-qx10-qx100-06 Não vou mentir, tenho minha câmera DSLR e ótimas lentes pra clicar. Mas confesso que fiquei curioso pra ver o resultado das fotos tiradas com essas lentes.

No mínimo, um bom acessório pra ter na mochila. Se quiser a sua, as lentes QX10 e QX100 já estão em pré-venda no Photojojo, que entrega no Brasil, mas fique ligado porque a QX10 custa US$250 e a QX100 custa US$500, por isso deve ser taxada na importação.


About the Author

Eduardo Sena

Redator, editor do site VAI NA MINHA e autor do livro de crônicas "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras". Escreve em blogs desde 2004, quando criou o blog de humor Deixa no Gelo, depois o site Hora do Gole. Foi um dos criadores e editores da Revista ESTILOTENIS e colunista de geek lifestyle no Nós Geeks e de futebol no Canetada.

0 Comments



Be the first to comment!


Deixe uma resposta


UA-448551-5