Cultura sneaker, geek, moda masculina e inovação

 

Brakeboard, os freios para skate longboard

16
Posted 11/09/2013 by Eduardo Sena in Esporte

brakeboard-freios-para-skate-02

Muito skatista pode até torcer o nariz, mas o fato é que um freio pra skate longboard não é uma ideia tão ruim, nem inviável. Pelo contrário, o projeto está quase pronto pra ir pra rua literalmente.

Criado pelo americano Benjamin Newman, o Brakeboard é basicamente um truck de skate construído com um sistema de freio a disco. O sistema é acionado pelo pé através de um pedal que fica sobre o truck traseiro, parando o skate.

brakeboard-freios-para-skate-03

De acordo com o projeto, o freio é constituído por duas garras de cone independentes. O cilindro exterior de alumínio é revestido com material de atrito, enquanto o cone interno é feito de aço inoxidável. Os componentes de fricção são blindados pra evitar aquecimento ou derretimento das rodas. O acionamento é feito quando um par de alavancas de mola empurra os cones internos para as lonas de freio, diminuindo a rotação das rodas.

Segundo o autor, a frenagem acontece de forma estável, gradual e segura graças a um dispositivo que controla o peso aplicado ao pedal. Isso evita que o freio trave e você, skatista amigo, experimente mais que apenas a velocidade, mas também um vôo solo pra bem longe do skate.

brakeboard-freios-para-skate-03

A manutenção também foi pensada pra ser honesta, já que usa aço inoxidável, alumínio e rodas e rolamentos normais, além pastilhas de freio substituíveis feitas do mesmo material utilizado nos freios dos carros.

Há quem diga que não tem lógica frear um skate feito justamente pra andar em velocidade, como é o longboard. Eu concordo, mas faço uma ressalva: o Brakeboard não anula o longboard tradicional.

brakeboard-freios-para-skate-04brakeboard-freios-para-skate-05

Na verdade, não vejo o projeto como um limitador pra quem anda em alto nível. Mas pode ser uma ótima opção pra quem está começando a andar e não tem tanto controle do skate em alta velocidade, ou mesmo aqueles que ainda não conseguem dar um slide pra parar o carrinho.

Outra vantagem é que o Brakeboard da mais controle ao skate e mais autonomia e segurança pra quem quer andar também fora das ladeiras. Quem tenta andar no trânsito das grandes cidades sabe como pode ser tenso dar um slide no meio de carros em movimento e sem espaço.

O projeto é bem bacana, está no Kickstarter desde 19 de agosto e há 7 dias de finalizar (baseado na data deste post) já está perto da meta de 35 mil dólares. Se você ficou interessado pode ajudar dando seu lance aqui. Dependendo do valor você pode até ganhar um skate inteiro com o Brakeboard em edição limitada e colecionável. Não vou mentir, gostaria de ter um!

Veja as especificações desse long:

  • Trucks are 190mm wide (Between the inner bearings)
  • The base plate is 45 degrees.
  • Wheels 70mm 80a – Aluminium Core
  • Standard 608zz – Abec7 Bearings
  • Brake Pads – Auto lining composite
  • Brake Disc – Stainless Steel
  • Brake drum 50mm (65mm-75mm wheels range)
  • Deck – 8 ply Canadian Rock Maple 100cm x 25cm drop-through

Assista abaixo o autor apresentando o projeto e mostrando ele em ação:

Via Mission Skate


About the Author

Eduardo Sena

Redator, editor do site VAI NA MINHA e autor do livro de crônicas "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras". Escreve em blogs desde 2004, quando criou o blog de humor Deixa no Gelo, depois o site Hora do Gole. Foi um dos criadores e editores da Revista ESTILOTENIS e colunista de geek lifestyle no Nós Geeks e de futebol no Canetada.

16 Comments


  1.  
    Jorge Marques

    Incrível como as tecnologias chega em toda a parte, muito boa ideia gostaria de testar um destes sou esqueitista a 37 anos e adoro as novidades .Skate or die.




  2.  
    caique

    skate com freio? que bosta auahuhua




  3.  
    Leonardo Alves

    só falta o acelerador kkk




  4.  
    vixi

    vixi seria legal se alguem inventa-se um negocio pra parar o skate tipo slide.




    •  

      Salve! Na verdade acho que um skate com esse freio tem uma função menos radical, propondo o uso mais como meio de transporte urbano, ou pra ensinar quem ta no começo, popularizando ainda mais o esporte, por aí. Acho que o slide e as manobras sempre serão feitas no esquema old school como se deve.




    •  

      Salve! Na verdade acho que um skate com esse freio tem uma função menos radical, propondo o uso mais como meio de transporte urbano, ou pra ensinar quem ta no começo, popularizando ainda mais o esporte, por aí. Acho que o slide e as manobras sempre serão feitas no esquema old school como se deve




  5.  
    Gladston

    Não vejo o porque de reclamarem de por freio no skate. Quem quiser, não coloca e fim de papo. No começo, acharam ridícula a historia de ser por cinto de segurança nos carros e hoje todos tem. Radicalismo mata mais que qualquer arma…




    •  
      nemeras

      Simples, para andar de skate, voce provavelmente deve ter coragem e ser um pouco inconsequente, o que faz de um grupo seleto de pessoas, quando estou indo para a pista, sei que tipo de pessoas vou encontrar la, ao deixar ele mais “facil” ele passa a agrupar todos os grupos de pessoas..e perde totalmente o espirito de adrenalina..gosto do esporte por saber que quem carrega o skate em baixo do braço é por que curte uma adrenalina..ou pode ser alguem só querendo se passar por algo que não é..mas isso logo se pode perceber..




      •  
        Gladston

        Ou seja, VOCE esta classificando o grupo “seleto de pessoas” como um bando de imbecil. Parabens! Quantos anos voce tem, 12?




        •  

          Concordo com o que o Gladson disse muito bem e creio que encerra a discussão de egos: quem não quiser não usa e boa. A ideia é democrática. Eu tenho skate, desço ladeira com ele, curto a adrenalina e usaria um skate com freio numa boa. Até porque, o freio não inviabiliza o role tradicional, já que você pode ou não acionar. Acho que ele facilita sim o role, tanto pra quem já anda em alto nível quanto pra quem ta começando e ainda tem medo de se estourar. E por mais que muitos neguem, todo mundo já foi iniciante um dia e se tem algo que ajude a popularizar o esporte, é valido.




        •  
          Alexandre Biazotto

          Concordo com você Gladston, tudo que se restringe de certa forma se marginaliza. Curto fotografia, fotografo e nem por isso me considero fotografo, pois não ganho dinheiro com isso e não passa de Hobby, voce certamente, ja pegou seu celular ou uma GoPro, e ja filmou um rolé de Skate com a rapaziada, isso não te faz um cinegrafista. Logo, se eu comprar um skate pra dar um rolé e quem sabe fazer meia duzia de manobras nao me faz uma profissional do Skate, pois primeiro, é um atividade por prazer e em segundo lugar o mais importante nao ganho dinheiro com isso e muito menos tenho patrocínio.

          Portanto se o nemeras nao ganha um tostão furado com skate ele não pode meter essa bronca toda de Adrenalina, pois ele é um rala rodinhas igual a mim!





Deixe uma resposta


UA-448551-5