Cultura sneaker, geek, moda masculina e inovação

 

Dia da Mulher: músicas inspiradas por mulheres inspiradoras

0
Posted 08/03/2013 by Eduardo Sena in Arte

top_mulheres

Nada é mais inspirador do que uma mulher, não acha? É só reparar em volta, na história, na arquitetura, na arte. Em tudo há uma razão baseada na paixão por este ser humano tão especial chamado “mulher”, que veio ao mundo para nos inspirar e também pra machucar nossos corações.

Uma das provas disso é a quantidade de músicas que narram essas paixões, luxúrias e, claro, desilusões causadas por elas, e que, não à toa, levam seus nomes para a eternidade. Estou falando de Peggy Sue, Donna, Layla e até de Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema. A Complex levantou algumas dessas músicas que além de terem sido Top40 da Billboard, tem histórias incríveis.

E neste 8 de março, Dia da Mulher, listo aqui algumas delas pra você se deliciar e se inspirar. Afinal, ai do lado, pertinho de você, certamente há uma mulher que merece muito mais que uma música, então, mexa-se!

top40_sweetchildomine_503409Erin Everly
Banda/Música: Guns n’ Roses – “Sweet Child O Mine” (1988)
Posição no Billboard Hot 100: 1
Você já ouviu essa música milhares de vezes e já se pegou pensando nos rifs inigualáveis do grande Slash. O que talvez você não saiba é o nome da musa inspiradora, uma pequena chamada Erin Everly. Bom motivo pra fazer uma música.

 

top_candleinthewind97_503409Princesa Diana
Banda/Música: Elton John – “Candle in the Wind 1997” (1997)
Posição no Billboard Hot 100: 1
Diana dispensa apresentações. Era linda, simpática, humilde, só não enxergava muito bem. Tanto que casou com o Principe Charles. Mas nem isso tira o brilho da sua obra, devidamente coroada por essa música do Elton John.

 

top_crymeariver_503409Britney Spears
Banda/Música: Justin Timberlake – “Cry Me a River” (2002)
Posição no Billboard Hot 100: 3
A música dela nem é considerada como música por muitos críticos. Mas há que se admitir que suas formas já inspiraram muito marmanjo a uma homenagem. Um dos que foi além da homenagem certamente foi Justin Timberlake, que por mais que negue ter qualquer referência à loira nessa música, não consegue convencer.

 

top_peggysue_503409Peggy Sue Gerron
Banda/Música: Buddy Holly – “Peggy Sue” (1957)
Posição no Billboard Hot 100: 3
Quem não conhece essa? Conta a lenda que Peggy Sue era namorada do baterista de Buddy Holly e que o cara caiu fora da banda por conta dessa música. Seja como for, entrou pra história.

 

top_ohdonna_503409Donna Ludwig
Banda/Música: Ritchie Valens – “Donna” (1958)
Posição no Billboard Hot 100: 2
O jovem Ritchie Valens escreveu essa quando tinha 17 anos pra sua namorada de colégio. Mal sabia que a música virou trilha de muito bailinho por anos depois. A história é boa, virou filme (La Bamba), mas o cantor não sobreviveu para ver. Pena.

 

top_girlfromipanema_503409Helô Pinheiro
Banda/Música: Astrud Gilberto with João Gilberto and Stan Getz – “The Girl from Ipanema”
Posição no Billboard Hot 100: 5
Todo mundo já ouviu a expressão “a eterna garota de Ipanema”, usada pra se referir a Helô Pinheiro, conhecida também como Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto e  musa inspiradora de uma das mais famosas canções brasileiras no mundo, “Garota de Ipanema”. Essa foi fácil.

 

top_layla_503409Pattie Boyd
Banda/Música: Derek and the Dominos – “Layla” (1970)
Posição no Billboard Hot 100: 10
A música Layla foi feita por Eric Clapton em homenagem a uma garota proibida, a mulher do seu amigo George Harrison, Pattie Boyd. Como não podia tê-la, Clapton chegou a casar com a irma dela pra ficar mais perto, mas não deu certo também. Assim como o casamento de Harrison, que permitiu a Clapton se casar com Pattie pouco depois, em 1979.

 

top_brownsugar_503409Marsha Hunt
Banda/Música: The Rolling Stones – “Brown Sugar” (1971)
Posição no Billboard Hot 100: 1
Modelo e cantora, Marsha foi entre outras coisas o destaque do cartaz original do musical Hair nos anos 70 e arrebatou o caração de Mick Jagger, que além da música eternizou a relação dando origem a primeira de seus sete filhos, Karis Jagger Hunt.

 

top_ladyinreddd_503409Diane Davison
Banda/Música: Chris de Burgh – “The Lady in Red” (1986)
Posição no Billboard Hot 100: 3
Nos anos 80 essa música era obrigatória em qualquer bailinho de garagem. Hoje é um mela cueca clássico, que só existe porque Chris de Burgh não pensou duas vezes em eternizar o primeiro encontro com sua esposa. Conseguiu!

 

top_mysharona_503409Sharona Alperin
Banda/Música: The Knack – “My Sharona” (1979)
Posição no Billboard Hot 100: 1
My Sharona é o principal hit da banda Knack, uma das mais famosas bandas de uma música só. A música é de 1979 e foi uma das muitas escritas por Doug Fieger, então com 25, para Sharona Alperin, 17. Mas só essa virou e toca até hoje, e é boa, acredite. A musa ainda está na ativa como corretora de imóveis e não é de se jogar fora.

 

top_woman_503409Yoko Ono
Banda/Música: John Lennon – “Woman” (1981)
Posição no Billboard Hot 100: 2
Quem olha nem diz que é realmente uma mulher, mas acredite, Yoko Ono não só é mulher como foi esposa de John Lennon. Até hoje ninguém sabe como foi possível, colocam a culpa do fim dos Beatles nas costas dela, mas seja como for, Lennon escreveu Woman pra ela e isso é a única coisa que realmente não se discute.

Fonte


About the Author

Eduardo Sena

Redator, editor do site VAI NA MINHA e autor do livro de crônicas "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras". Escreve em blogs desde 2004, quando criou o blog de humor Deixa no Gelo, depois o site Hora do Gole. Foi um dos criadores e editores da Revista ESTILOTENIS e colunista de geek lifestyle no Nós Geeks e de futebol no Canetada.

0 Comments



Be the first to comment!


Deixe uma resposta


UA-448551-5